quinta-feira, 29 de outubro de 2009

As três setas venenosas

A rainha de Videha, na Índia, sonhou certa vez com um elefante branco que tinha seis presas de marfim, e por isso pediu ao rei que as conseguisse para ela. O desejo da rainha parecia irrealizável, mas, mesmo assim, o rei ofereceu grande recompensa a quem pudesse lhe dizer onde encontrar o tal elefante.

Acontece que esse animal vivia realmente nas montanhas do Himalaia e estava se preparando para alcançar a iluminação. Ele havia salvado algum tempo antes a vida de um caçador, mas este homem, cego pela ambição, esqueceu-se da bondade do seu salvador e voltou às montanhas para matá-lo. E foi o que fez, atingindo-o com uma seta envenenada.

Sabendo que seu fim estava próximo, o elefante perguntou ao caçador por que ele havia feito aquilo, e o homem lhe respondeu que na verdade ele queria eram as suas seis presas de marfim, pois precisava delas para receber a valiosa recompensa prometida pelo rei. Ao ouvir isso, o elefante quebrou suas presas batendo-as contra uma árvore, e as ofereceu ao caçador, dizendo:

"Com este presente, acabo de completar o meu treinamento para atingir o estado de um Buda e logo estarei entrando no Nirvana. Quando eu me tornar um Buda, renascerei e virei ajudá-lo a se livrar de suas três setas venenosas: a da cobiça, a do ódio e a da insensatez.”

Publicado por FERNANDO KITZINGER DANNEMANN no Recanto das Letras em 01/06/2006

Nenhum comentário: