sábado, 2 de outubro de 2010

A conspiração da imprensa

Agora as suspeitas ou certezas de que há conspirações da imprensa em andamento voltam a circular. Creio que, quando se sente em si a encarnação do próprio povo, como parece estar acontecendo com o presidente Lula, deve ser difícil suportar notícias e opiniões discordantes ou mesmo apenas desagradáveis. Para ele, é bem possível que a imprensa seja até ingrata, porque, se ainda está aí, é porque ele quer, como, aliás, tudo está aí porque ele quer. A democracia e a liberdade são fruto de sua tolerância, pois, afinal, está claro que ele vê sua legitimidade como emanada diretamente do povo, sem a intermediação de quaisquer outros mecanismos ou a necessidade de instituições. E, nas horas de maior arroubo, talvez a virtude que ele acredite mais praticar seja a da paciência. Ele sabe o que o povo quer, o povo quer o que ele quer, que mais interessa? De fato, deve ser enervante ficar suportando essas contrariedades, quando se podia resolver tudo sem complicações supérfluas e inúteis. Haja paciência mesmo, devemos ser gratos por tanta paciência.

João Ubaldo Ribeiro - O Estado de S.Paulo
26/9/2010

2 comentários:

Chris Rocha disse...

Olá, Manoel,
muito bacana seu blogue.Ainda bem que alguém se manifestou publicamente sobre algo que me incomodou bastante nessas eleições: o comportamento da imprensa. Com raríssimas exceções, os jornalistas deram "um banho" de tendenciosidade, falta de ética e de caráter.Eles, sim, estão crentes que são os "guardiães" da liberdade.O papel deles é informar e ponto.Existem bons veículos de comumicação que cumprem super bem essa funçao e nada reclamam da tal "falta de liberdade".Bom, a avalanche de bobagens e falsas declarações de "famosos" via correio eletrônico contra candidato A, B ou C...humpf! Sem comentário.
É preciso que as pessoas não percam o senso crítico, desconfiar de tudo e de todos e a todo momento, usar muito a memória, pra não cair em paradoxos(ou seriam antíteses?), do tipo "votar errôneamente" e ainda continuar reclamando da política e dos políticos.Em tempo: a hora de protestar sobre política é ANTES DE VOTAR, porque se deixar para o momento do voto, vamos todos pagar muito caro por esses "protestos".
Abraço
Chris
ps: adoro trocar ideias. Não me acho intransigente, contudo receio muito falar de certos temas, como política, religião, pena de morte, aborto...enfim: temas polêmicos e delicados, e as pessoas se exaltarem e partirem pra apelação!Levam tudo a ferro e fogo e pro lado pessoal. Não tento convencer ninguém com meu ponto de vista, exponho-o com a perspectiva de melhorar, ou mudar.

Nélio Lobo disse...

Olá, Chris!

Também recebo diariamente esse tipo de email, com "celebridades" fazendo terrorismo, muitas das quais, certamente, estão sendo pagas para isso. Lamentável!

Um forte abraço e volte sempre. Fique à vontade para falar sobre quaisquer temas, inclusive religião e aborto. Afinal, este é um espaço democrático.