terça-feira, 24 de janeiro de 2012

‘Enthousiasmos’ de Elias: uma visão de PKD


Eu repentinamente tive o que mais tarde descobri que se chama ANAMNESE. Uma palavra que em grego significa, literalmente, “perda do esquecimento”.

Eu lembrei quem eu era e onde eu estava. Em um instante, em um piscar de olhos, tudo voltou à minha memória e eu podia não apenas me lembrar, como eu podia ver. E vi o mundo como se fosse na época dos tempos apostólicos cristãos, a Roma Antiga, quando o símbolo do peixe era usado. Durou apenas alguns segundos e logo fui tomar meu remédio para a dor. Eu estava tendo uma hemorragia.

(...) Um mês depois, tudo voltou a infiltrar-se de novo. Não havia como impedir. A transformação ocorrera e ficou por um ano. Aquilo invadiu minha mente e assumiu o controle, agindo e pensando por mim. Eu era um espectador. Eu li seus pensamentos uma noite e ele estava pensando: “Há uma outra pessoa que vive em minha mente, que vive em outro século”. E era eu.

Trechos de “A experiência religiosa de Phillip K. Dick”*, by Robert Crumb..

Clique aqui para ler a íntegra da HQ. 

____________________________________________
(*) Na pág. 2 parece haver um engano de tradução, onde se lê “Vivíamos com medo de sermos descobertos pelos cristãos”. Acho que deveria ser “...pelos ROMANOS”.


Dick, profícuo escritor estadunidense, morreu em 1982 vítima de um A.V.E. Algumas de suas obras foram adaptadas para o cinema por grandes cineastas. Dentre outros: J. “Blade Runner” Cameron, P. “Vingador do Futuro” Vernoheven, S. “Minority Report” Spielberg.

Nenhum comentário: